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O crescimento do mercado pet

Foto: Naira Vieira
Foto: Naira Vieira

Em meio a pandemia, a adoção de cães e gatos tornou-se uma alternativa para muita gente como forma de aliviar ansiedade e depressão. Segundo uma pesquisa feita pela DogHero e Petlove, 54% de tutores adotaram um animal desde que o covid-19 passou a ser uma realidade – sendo 19% deles, pela primeira vez na vida.

Com a necessidade de se ter uma companhia, trabalhando em home office e passando mais tempo em casa, o relacionamento das pessoas com os animais passou a ser ainda mais humanizado. 

Sendo tratados como filhos e membros da família, o mercado pet passou a ser considerado comércio essencial mantendo inclusive lojas especializadas abertas durante a pandemia. Assim, o setor acabou tendo uma crescente nos últimos anos como nunca antes vista no país de 13,5% e um faturamento de R$40,1 bilhões em relação aos anos anteriores à pandemia, tornando o Brasil o terceiro país no ranking internacional como um dos maiores no mercado para produtos pet e também o 3º no ranking mundial com a maior população total de animais de estimação. Em 2021, só no Amazonas, a Junta Comercial do Amazonas (Jucea) registrou a abertura de 119 empresas voltadas para o mercado.

Em pesquisa feita pela Euromonitor Internacional, responsável por levantar dados de mercado sobre diversos segmentos, o mercado pet no Brasil possui três áreas de atuação que são fundamentais para o seu desenvolvimento: Diversificação de produtos e serviços, vendas online para acompanhar o crescimento que teve durante a quarentena e maior busca por produtos Premium.

Apenas 10% do mercado está nas mãos de grandes empresas. Os outros 90% são pequenos e médios negócios espalhados pelo Brasil. Atualmente, 50% do faturamento vem de pet food, enquanto o restante está dividido entre saúde, reabilitação animal e outros serviços. Em 2022, de acordo com a Abinpet, o setor deve crescer em torno de 7% e 9%, com expectativa do IPB (Instituto Pet Brasil) de faturamento ultrapassando os R$46 bilhões.

Devido às mudanças de comportamento nos últimos anos, as expectativas de faturamento são cada vez maiores. Para pequenos e médios varejistas, fazer parte do segmento pet food pode se tornar uma alternativa para acelerar o crescimento do seu negócio. Definir o mix ideal e aplicar estratégias de gerenciamento de categoria pode ser um diferencial de competitividade e garantia de lucratividade. 

O Grupo 4 Mares possui um núcleo de trade marketing que está constantemente se atualizando em parceria com a Mars Petcare – líder absoluto com Pedigree e Whiskas, marcas capitães de categoria do varejo alimentar no Brasil. Nossas equipes comerciais são periodicamente treinadas para levar o melhor serviço a nossos clientes.

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